sexta-feira, 19 de junho de 2009

"esqueça as reticências, elas não exprimem emoção como você imagina".

Rio de Janeiro, 13 de junho de 2008
Queridos pais,
acho que, depois dessa carta, não vão querer mais que eu chame vocês de "queridos". Primeiramente, não chora, mãe. Depois, pai... Você algum dia ainda vai me entender. E por último... Saibam que minha decisão foi culpa de vocês.
Pois é... Lembram que falavam que eu não lia, que eu não me interessava pela cultura "normal" e só ligava para o "barulho" da minha banda? Enfim... Minha decisão se pautou nessas críticas e no fatídico dia em que me deram o livro "On The Road", de Jack Kerouac, para, finalmente, endireitarem seu eterno filhinho de dezessete anos e seguir uma carreira como letras, jornalismo ou toda essa palhaçada que envolvesse palavras na qual vocês trabalham.
Fiz o que me pediram, li o livro todo, fiz uma resenha, pesquisei sobre o autor, fiz as malas, pus o pé na estrada e agora estou aqui, num lugar com terra, árvores, pessoas com sotaque, no interior de Minas Gerais. Não que essas três últimas especificações tenham sido impostas por vocês, claro...
Agora entendam o meu lado: como vocês acham que é viver numa casa onde seu irmão mais velho está fazendo intercâmbio universitário na Sorbonne e irmã mais nova está num colégio para super gênios? Eu sou a ovelha negra da família, não sou como vocês, que conseguem seguir uma carreira de eventos premeditados, não... Prefiro usar as palavras de que tanto gostam para informar as pessoas, para denunciar de outra forma as mazelas que atingem esse mundo. É esse o meu "barulho".
Desculpe se desapontei vocês, sei que devem estar quase carecas de preocupação, mas por favor entendam o meu caso. Bob Dylan ficou rico... Só estou fazendo o que gosto, vou viajar com a banda e não sei quando eu volto, mas vou mantê-los informados. Mande um beijo para todos. Amo muito vocês e... Se serve de consolo, eu passei para a UFRJ.
Com muito amor,
seu ursinho rock 'n' roll.

ps: Essa redação é outra que fiz ano passado, o tema é mais ou menos sobre uma carta explicando para seus pais porque vai seguir determinada carreira independente da opinião deles.
ps2: Ela está corrigida assim como o Caldas me devolveu, apenas continuei com as reticências para verem que seu comentário que dá título ao post tem fundamento.
ps3: To em hiato criativo hoje e a semana toda para falar a verdade, Rocky Raccoon já tinha feito antes... Publiquei esta redação, pois além de gostar dela, ela também tem a ver com a história que estou escrevendo. (se você ainda não percebeu já dei uma dica ;)
ps4: Espero que tenham gostado.
ps5: E ah! Quem leu aquele post da primeira redação que coloquei aqui vai entender: tirei 8,5 nessa.

3 comentários:

  1. parabens pela nota baby!!!
    faz facul de que?
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Demorei, mas cheguei.

    ^^

    Poxa, carta legal!

    Quando eu comecei a ler, nem pensei que era uma redação.

    Antes de eu ter lido a parte de Minas Gerais e e de pessoas com sotaque.
    E a parte de fugir de casa.


    =)

    ResponderExcluir