segunda-feira, 26 de outubro de 2009

sobre o presente.

Por que 8 ou 80? Por que não 5 ou 50, 2 ou 20 ou quem sabe 10 ou 100? Desculpem os errinhos de concordância e regência, mas é porque eu estou escrevendo num bloquinho indo para o Recreio enquanto o tédio e pensamentos percorrem em mim através da janela fosca. Estou para tirar a minha licença poética aí vocês me entendem melhor ;)
Fiz uns seis meses de terapia só para finalmente me tocar de que o meu problema é ser muito 8 ou 80! Não daquele tipo que leva tudo a ferro e fogo, mas do tipo que se estou feliz sou capaz de dar um beijo na boca de um total desconhecido ou se estou triste, sou capaz de me próprio enterrar... É... Ô pragazinha.
A questão é da intensidade, é a de ser um ser muito bêbado: fico bêbada de felicidade, de sono, de álcool, de choros, de risos, de música, de tristeza, de amor... Sou fraca se encho a cara de algum sentimento ou situação que me torna uma completa irresponsável e descontrolada. Nunca dei atenção em levar as coisas na calma, na tranquilidade, no Skank ("vou deixar") -> sabem? A música?
Sempre tive uma necessidade quase que empírica de "para quê andar se você pode sair por aí saltando?" ou "para que uma lágrima se você pode cair de joelhos e falar DEUS! O QUE É QUE ELE TEM E EU NÃO?" hahhahahaha piadinha interna. ^^ Eu sei... Drama, drama, drama.
Mas calma caro e querido leitor... Esse meu lado bipolar não é fulltime, ele aflora quando é despertado por um tipo de código secreto que no meu "bêbometro" vai lá em cima gritando: pí, pí, pí, perigo, perigo!!
Enfim. ^^ Do que eu estava falando mesmo? (viu? me empolguei) Ah, sim! Sobre o presente. "Vivi" e "viverei" são dois verbos que rolam e muito na minha cabeça, a projeção de algo que vem acompanhando direitinho a memória de alguma outra coisa que aconteceu, mas confesso que nunca dei atenção ao "vivo". Parece estranho dizer, mas o presente para mim é muito rápido, como se o meu olho que piscasse agora não passaria de uma mémoria assim que eu os abrisse de novo e a iminência de torná-los fechar é uma projeção de um futuro próximo que só dependerá de mim para acontecer ou não.
E afinal, quanto tempo tem o presente? O passado tem muitos antes e o futuro muitos depois, mas e o presente? Agora? Esse é o tempo do presente? "Agora"? Talvez a dádiva do presente é ser efêmero, é ser atemporal, é ser de alguma forma: eterno.
"Como uma onda" de Lulu Santos concorda com Heráclito quando diz que nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, e tenho para mim que essa máxima é bem certa porque o olhar que dou para o céu agora não será como o próximo que estou a fazer exatamente agora... A conjuntura muda, o mundo muda, e "o tempo não pára".
O presente é um presente, e no auge dos meus 19 anos após levar tanto na cara que percebo isso... Carpe Diem, Carpe "Horum", Carpe "Segundum", Carpe You. O presente é agora, o presente é de leite, o presente é vivo, o presente é a primeira fagulha de tudo o que já foi ou será. E só agora que encaro isso sem achar que estou fazendo pouco caso das coisas que me cercam, pois saber que o agora é finito e infinito ao mesmo tempo e ter a possibilidade de revivê-lo sempre quando quizer, planejá-lo para o futuro do presente que é a ação, que é a sua vida sem dramas, que é o agora, que é o respiro após o nascer. É lindo! O presente é um presente...
Só sei que estou feliz e "caminhando e cantando e seguido a canção" só pra não dizer que não falei das flores. Acho que é até por isso que minha inspiração para escrever esses dias está praticamente nula ao ponto de ao acordar sentir saudades de personagens que me observam correr de um lado para o outro vivendo. "Vivendo"! Gerundismo de estar acontecendo no exato momento.
Felicidade e tristeza sempre andam de mãos dadas, e filosofando agora um pouquinho, me encontro entre seus dedos entrelaçados sentindo na pele tais sentimentos como o suor, o medo, o alívio, a segurança e plenitude de um doce caminhar nessa eterna On The Road chamada vida e agora não mais correndo o risco de tropeçar e cair feio, nem de voar e nunca mais voltar, pois sei que tem alguém ali segurando a minha mão, me amparando a cada vacilar e me soltando assim que posso divagar nos meus primeiros espamos, me permitindo desenhar sobre o vidro embaçado frases certas sobre linhas tortas que desaparecem, mas não somem por completo.

8 comentários:

  1. PUTA QUE PARIU! Tem vezes em que ele deve se manifestar, o "puta que pariu", saca?!
    Caraca, vibrei com esse texto. Que intensidade!
    Intenso e nada mais.
    Mas antes uma consideração (hahaha): Não tem Kung Fu Panda? Então, minha mãe alugou faz um tempo e falou: "Bruna, assiste. É legal.
    Eu: Ah, mãe. Cê sabe que eu não gosto muito de desenhos.
    Ela: Mas e a Era do Gelo?
    Eu: Mas A Era do Gelo é A Era do Gelo, né?!

    Acabou que eu assisti e o filme REALMENTE me mostrou algo que eu NUNCA havia parado para pensar. O carinha lá, me esqueci agora o bicho que era, o tutor, o mestre falou: "O ontem é passado, o futuro é um mistério e o presente, o presente é uma DÁDIVA, por isso que o chamamos de presente."
    Pensei: COMO EU NUNCA HAVIA PENSADO NISSO ANTES?
    Enfim, fiquei abismada com essa descoberta. O.o
    Hahahaha
    E esse seu texto abrange tanta coisa que queria sair escrevendo, mas vou me conter.
    Mais uma vez, Laís, PARABÉNS!
    Adorei.
    Vibrante e intenso!

    besitoS de uma amiga que te adora e te admira cada vez mais
    ;**

    ResponderExcluir
  2. O seu texto está... SEM COMENTÁRIOS! Caralho! (precisei falar também um palavrão!) Ulálá! Estamos dando boas vindas a uma Laís em plena evolução. Aliás, como você disse pra mim: DE LALÁ PARAAAA........ LAÍS! Hahahhaa. E eu escolho você, viu? Para lutar com os Pokemons do mal junto comigo.
    Mas voltando ao seu texto, como bem disse a Bu, intenso, lindo, apaixonante... E me deu orgulho! Tamanho orgulho! De mim e principalmente de você! hahaha... Sabe por que? Porque eu conversei tanto contigo sobre APROVEITAR O PRESENTE, sem pensar NO QUE ACONTECEU ou no QUE PODE PODE ACONTECER, que me sinto um tantinho responsável por isso... Só um pouco também! Porque a maior credibilidade de toda essa mudança foi SUA! Você ta crescendo e deixou tudo que eu falei entrar na sua mente e se transformar nisso aí, em algo, diga-se de passagem, MUITO SUPERIOR ao que eu disse! HAHAHA... Parabéns! Você se torna cada dia uma pessoa melhor! E eu fico muito feliz de ser sua amiga e de ser uma pessoa que segura a sua mão, te ampara a cada vacilar e te solta assim que você pode divagar dos seus primeiros estágios, hahaha... Mesmo não sendo esse "alguém" que você se referiu, eu posso fazer isso também, ok? HAHAHAHA

    Amiga, eu te admiro, te orgulho e te amo demais!!!!!

    Beijoooos!

    PS: "DEUS! O QUE É QUE ELE TEM E EU NAO?" - EURIMTO hahahahahahahhaa...

    ResponderExcluir
  3. ai gente... assim eu fico com vergonha... *_*
    obrigada por tudo, vocês são lindas e eu é que tenho que agradecer por ter vocês na minha vida. ^^

    ResponderExcluir
  4. gostei do texto e concordo com quase tudo!
    só uma coisa, se vc pensar no presente ou no passado demais vc nao vive ele!por isso que eu acho que a maioria o considera tao efemero!
    mas essa é só minha humilde opiniao!
    rsrsrsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este texto hein! Sensacional amesmo! Admito que me fez pensar em um bocado de coisas. E eu gostei do vai e vem entre "8 e 80" que o texto fez. Já diria eu mesmo: "Mulheres... acordam rindo, dormem chorando, com picos de 0 a 10 durante o dia." e já não bastasse isso, tirei de um filme que "Na vida, tudo deve ser planejado, mas acim de tudo, planeje ser pego de surpresa!" por que afinal: "Vivamos o presente como ele é. Não olhe muito para seu futuro e nem muito para o seu passado. Do contrário, ficará vesgo" hehehehee

    GENIAL!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que o numero de citações força um pouco a leitura... cria um vai e vem de idéias que quase é prejudicial!
    Mas é uma boa escolha de tema, e seus conceitos defendidos são excelentes!!!

    bjus flore!!!

    ResponderExcluir