sexta-feira, 10 de julho de 2009

coisas de noites frias.

Noites frias são bacanas porque você pensa coisas que normalmente não pensaria como, por exemplo: agora nesse minuto alguém deve estar fazendo aniversário. Já parou para pensar que todos os dias do ano é pelo menos aniversário de alguém no mundo? Meio louco isso se você parar para pensar...
Também já parou para pensar que a relação do um centavo nos dias de hoje é quase de cumplicidade? Se algo custa 99 centavos o moço do caixa sabe que você sabe que vai dar um real e não vai receber troco mesmo com os dois sabendo que sabem que o um centavo ainda é troco apesar de isso fazer parte da rotina: o moço se fazer de desentendido lhe entregando somente o cupom fiscal e você de morta ao receber e não fazer nenhuma objeção.
Outra coisa engraçada que não percebemos no dia-a-dia é que sempre achamos que o dia está nublado demais, triste demais, para baixo demais, com rotina e tudo mais, mas nos esquecemos de olhar para cima! Oras... Se as pessoas só olham para o chão é claro que só vão ver o quanto tudo é cinza e sujo, claro, é o chão de uma cidade de terceiro mundo coberta por seus prédios tapadores de céus azuis. Lembrem-se da próxima vez olhar para cima e ver que entre essa romaria de prédios numa rua movimentada tem algo além, com cor principalmente. (só não se esqueçam de tomar cuidado e não fazer como eu que conseguiu cair numa rua de paralelepípedo e ainda por cima de bota, idiota).
Outra coisa que não paramos para pensar e que só nesse maravilhoso ócio de férias nos permite é: o que será que essas pessoas que às vezes falam sozinhas pelo meio da rua realmente dizem?? Hoje eu parei para escutar uma velha senhora na fila que estava balbuciando algo inaudível, ela dizia assim: "um pão de forma, dois quilos de arroz, três biscoitos, quatro iogurtes..." Eu achei o máximo! Quando notei em sua sacola tinha aquilo mesmo: um pacote de pão de forma, um saco de dois quilos de arroz, os três pacotes de biscoito e aí vai. Geralmente não damos muita importância nessas pessoas muitas vezes humildes, velhinhas e distraídas (como eu) que falam inconscientemente ou não pela rua preciosos fragmentos do que estão realmente pensando. Material bruto do que realmente está se passando na cabeça das pessoas, a maiêutica de Sócrates! (só eu fiquei empolgada?)
Sabe de outro devaneio de noites frias? De uma forma ou de outra o mundo social conspirou uma regra básica de comportamento para todos e que aprendemos desde pequenos: porque temos que dormir quando escurece? Ué, se tivéssemos sido condicionados à sermos animais noturnos todos achariam uma loucura ficar de manhã acordado, né? Biólogos, tudo bem, tem todo um processo evolucionário e habitação dos olhos e tudo mais... Mas quem sabe? Já pararam para pensar nisso?
Outra coisa de noite fria é: já parou para pensar que no mundo agora deve ter alguém se depilando, ou tendo um bebê, morrendo, tirando zero na prova de matemática ou ficando pela primeira vez? É surreal o planeta ser elíptico, é doido sim, a vida humana na Terra acontece 24 horas por dia, 365 dias por ano sem parar, de uma ponta de Tóquio a outra, sem parar! Cazuza estava certo, o tempo não pára e para mim ele não pára porque nunca paramos, logo o tempo só existe se existirmos certo? E do momento que não mais existimos nosso tempo acabou e então essa percepção de tempo que temos sobre tudo desaparecerá junto conosco ao morrermos, será? Surreal.
Nada do que eu disse aqui é válido para um exame de sanidade já que são pensamentos de noites frias, há os pensamentos de viajar-olhando-através-da-janela-do-carro, há também o super famoso fone-no-ouvido-minhoca-na-cabeça e o meu favorito: sonhos.
Não faz mal viajar de vez enquando, só tem que se lembrar de quando estiver indo embora amarrar um barbantinho no tornozelo ou marcar o caminho com pão para pelo menos saber se situar. Não é?
E como eu adoro um "ps" aí vai a saideira.

ps: A foto iria combinar com um texto que iria escrever antes de abrir a janela do meu quarto, se é que me entendem. Divaguei, voei, voltei.

au revoir mon cheries, bonne nuit.

3 comentários:

  1. "...Outra coisa de noite fria é: já parou para pensar que no mundo agora deve ter alguém se depilando..."hahahahahahahahahahahaha...
    de boa? que droga voce usa? me da a metade da dose que eu morro de owerdose!!! hahahahahahahahahahahahahahahaha...


    PS.: TEXTO HILÁRIO!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante mesmo do texto!

    É bom pensar que o mundo é tão grande, tão grande, e nas coisas que todos mundo faz. Pensar assim: Será que agora tem alguém no mundo se sentindo da mesma forma que eu?

    Legal o texto, adorei!

    ResponderExcluir
  3. ola pessoa!! te indiquei pra um bricadeira aqui!!! espero que goste! beijos!

    ResponderExcluir