quarta-feira, 3 de março de 2010

o que você faria?

Nunca tive medo de morrer. Para falar a verdade acho que sempre soube que e uma coisa inevitável, afinal tudo morre. Não que me imagine morrer e ficar por isso mesmo na boa, acho que o que me incomoda e a dor e aqueles últimos segundos de consciência de quando você sabe que vai morrer, quando você tem certeza de que vai morrer, sabe?
O fato de não saber o que tem depois, o que tem depois de você fechar os olhos também me intriga, mas não me martiriza. O mundo desde o principio tem tentado decifrar tal questão cada um a sua maneira com Deus, Ala, Buda, Maomé, a Deusa ou quem sabe ate Zeus. Não julgo nem critico nenhuma, pois afinal quem tem razão? Não vou entrar numa questão religiosa ate porque não era esse o ponto onde eu queria chegar...
De uns tempos para cá venho sonhado bastante com o tema ''morte'', dizem que e prenuncio de ''vida'', que bom, mas o interessante e que não foram pesadelos, pelo contrario, foram sonhos ate que bonitos a sua poesia esquisita de sangue e acidente. Não tinham nenhum tipo de agonia e dor, uns ate eram bem interessantes como na vez que me vi dentro de um carro numa estrada e de repente ao olhar para o lado vi o mesmo carro capotado comigo dentro morta... Me lembro que voltei a olhar para a frente e fazer uma cara de: ''Ta..''. Era como se a minha alma tivesse dando um passeio por todas as minhas outras vidas e continuando... Seguindo a estrada porque e assim que funciona, ne?
O outro sonho eu estava num lugar onde ninguém podia me enxergar e me sentir, tocava nas pessoas e elas não me viam, falava com elas, mas mesmo assim não acontecia nada. Este espaço, me lembro, que era preto e branco inclusive as pessoas e o tempo, menos eu que me via de fora colorida. Não me lembro o que aconteceu depois, mas quando voltei a prestar atenção de novo no sonho o espaço tinha se colorido e o cenário não era mais de uma cidade cinza e sim algo bem verde com pessoas que eu conhecia correndo de um lado para o outro sendo que a cena anterior não reconhecia ninguém. Era tudo muito bonito e calmo, um verdadeiro céu.
O ultimo sonho, ate agora pelo menos, foi hoje. Foi quando me vi sentada num chão escuro e por mais que tentasse não conseguia ver meu rosto de fora como espectadora, eu estava no sonho vendo a minha mão com tatuagem, meu cabelo sempre caído no olho direito, meu dedinho do pé pequenininho... Enquanto isso escutava uma voz me contando historias que nunca tinha ouvido falar, mas que me dizia que eu era a personagem principal de todas elas. Não sabia da onde a voz vinha, mas nem por isso me assustava com ela, era calma e me fazia olhar para baixo do lado direito.
Para falar a verdade nem sei porque me deu vontade de escrever um assunto tao tabu, porque sim, convenhamos, e um pouco assustador e a pergunta ''o que vem depois'' já causou muito conflito e matou muita gente. Acho que sou uma pessoa muito impressionada ou criativa ao ponto de bastar alguem comentar um assunto comigo que logo viajo e crio historias com tal tema. Tenho para mim que tal tema veio a tona porque ontem vi o filme ''Uma prova de amor'' que fala disso; do desejo e inconformação da morte, no qual por curiosidade, choro pra caramba. Porque de uns dias para cá venho tentado escrever uma historia minha parada no tempo, ''Minha vida sem Lori'' que adivinhem... Fala sobre morte também. Outro motivo pode ter sido por uma conversa de dois dias atras com o meu chefe sobre 2012 e o apocalipse, de como o mundo já ta mostrando rachaduras (literalmente) e que uma hora isso tudo ainda vai acabar... Ok , não que eu concorde com isso 100% nem discorde totalmente. Desde que o homem se tocou de que supostamente ele e o maioral da parada e tem destruído algo bem mais poderoso e forte que ele, a natureza parece estar querendo ''se vingar'', oras, se nos incomodamos com um pequeno mosquitinho insignificante que suga nosso sangue sem a nossa autorização já damos logo um tapão... Imaginem como deve ser para a natureza na metáfora de um corpo humano ser retirado sem do cada pelinho como uma arvore derrubada, sujeira e coisas podres por todo corpo adoecendo a terra como nos lixos e dejetos que jogamos a cada segundo nela, fumaça e gás carbônico para um pulmão com câncer, total desrespeito sem se importar com as consequências... Também ne... Talvez a natureza esteja prestes a dar um tapão na humanidade, basta parar de sugar tanto sangue dela, somente o necessário sem abusar para não acontecer essa gangrena que esta agora. Falar e muito fácil, o difícil e conscientizar todo mundo a isso, da vontade de chegar la mesmo e dar um tapão na cara dos fulanos e dizer: ''Ohh meu filho, se toca, acorda!''. ^^
Eu e esse meu problema de falar e falar e não chegar de jeito nenhum. ''O que você faria?'' devem estar pensando que raios ela quis dizer com isso? Mais uma vez fui metódica e prolixa para chegar numa cena que na verdade poderia ter começado este post: o branco. Uns dias atras sai para trabalhar sozinha mais ou menos as seis e cinquenta da manha, num frio de se cortar os olhos e numa solidão difícil de explicar após você se ver ali sozinho caminhando no silencio de poucas onomatopeias enquanto tudo em volta de você dorme. Isso podia me incomodar antes, mas já estou acostumada. Passei pelo portal com a sua única lamparina acesa como se estivesse em Narnia, só faltava um fauno pular na minha frente e oferecer seu cachecol vermelho para o meu frio de bater os dentes. Foi quando eu segui a luz no fim do túnel e posso dizer que era branca como algodão e brilhava como o sol, de fato tal sensação não foi divina, o melhor dela e que foi real. Quando olhei para o lado e vi o céu todo branco e claro pelo sol e só com as arvores negras se destacando na sua homogeneidade difícil de explicar , um pensamento apocalíptico surgiu na minha minha mente sem querer: ''Sera que o fim do mundo e bonito assim?''. Me lembro que cheguei a pensar que não me importaria se fosse assim... Lindo.
Não eram nuvens mescladas umas nas outras, o céu estava simplesmente branco, opaco e claro de se apertar os olhos e as únicas coisas que se destacavam na tela em branco eram pinheiros escuros perfeitos, longe e perto, sem nenhuma falha, como se alguem as tivesse pintado ali mesmo. Cheguei atrasada no trabalho só por ficar olhando durante um tempo. E se fosse naquela hora? Quero dizer... E se o fim do mundo fosse ali, naquela hora?
Alem do dia 31 de dezembro de 1999 a meia noite e 21 de dezembro de 2012 não conheço mais nenhuma data certa para isso acontecer, apesar de eu não acreditar que o mundo vai fazer simplesmente bum! tipo ''do pó vieste, ao pó voltaras'', literalmente se tomarmos como base o Big Bang. Mas... E se... O que você faria? Tipo a musica mesmo...
Ficar perto da família? Dos amigos? Da pessoa que ama? Ouvindo musica? Fazendo o que gosta? Ou quem sabe se matando antes? Sabe... Isso pode ser um pensamento meio egoísta se você parar para pensar... Vai que a pessoa que você queria passar seus últimos minutos já tenha outros planos ou quem sabe se você se matar antes como ficam as pessoas que precisavam segurar a sua mão na hora? Que pensamento louco. Mas pensa só, ate que faz sentido. Cruel, mas verossímil.
Acho que eu não sei o que eu faria... Acho que primeiro ficaria frustrada de não ter tido tempo de conquistar e fazer coisas durante essa minha passagem por aqui. Por isso para que isso não aconteça visto a camisa Carpe Diem, só me arrependo das coisas que não faco, porque cada passo que você da não e por acaso, não existem coincidências somente o inevitável. Você escreve certo todos os dias embora algumas vezes as linhas pareçam tortas, tem que se aproveitar cada gotinha de chuva na volta da faculdade, cada medo que você não sabe nem da onde veio, a visão do mesmo rio correndo, cada musica que se escuta, cada viagem feita, cada presença e cada falta que certas pessoas podem dar. E como colecionar coisas eternas, e não para sempre. O eterno vai estar sempre la para você dar uma mexida e sorrir e chorar de novo, o para sempre e chato... Ele simplesmente esta la e você sabe que sim, o eterno estará sempre la, mas pode acontecer de você nem mesmo saber disso. De alguma forma o ''para sempre'' e finito e o ''eterno'' não...
Então! Para tal frustração nunca acontecer do ''e se...'' torno tudo meu eterno, cada decepção, cada exito, cada alegria, cada tristeza para que alguem que eu não conheço o rosto me conte num quarto escuro quem foi Lais Carvalho dos Santos e dizer que aquela pessoinha la cheia de defeitos e acertos um dia fez parte daquilo que esta dentro dela agora, mas que nem rosto tem.
Depois que saber que não há frustração em minha passagem por aqui acho que iria agradecer a Deus, Ala, Buda, Maomé, a Deusa ou quem sabe ate Zeus por tudo e a oportunidade de ter sido quem eu fui por ter conhecido pessoas, lugares e experiencias que somaram a isso.
Após o ''obrigada'' colocaria minha musica preferida que ainda não sei qual para fazer o que eu adoro uma ultima vez que e criar um roteiro numa cena de deixar qualquer diretor de Cannes morrendo de inveja. Porque vocês sabem... Minha vida tem trilha sonora e minha morte não podia ser diferente, ne?
E por ultimo... Acho que veria... Como vi no céu branco algo bonito, porque acho que deva ser algo no minimo bonito de se ver, afinal a morte e só mais uma passagem como entrar pela primeira vez no colégio, dar o primeiro beijo, passar no vestibular, ter um filho, perder alguem que ama... E todo mundo passa por isso e por saber disso acho tao normal e trato com tanta importância tanto que na maioria das minhas historias ela esta presente. Não e ruim, e só mais uma barreira a se ultrapassar, ninguém nunca me contou como e que e que funciona, mas também sei que ninguém voltou para reclamar.
E um sorriso... Fecharia a cena com um sorriso.

4 comentários:

  1. Uau. Como vc consegue pensar nessas coisas?! Eu fico com medo, sei lá! Vc sabe como eu sou. Mas vc é demais! Seu texto poderia ser considerado mórbido por alguns, mas pra mim foi emoção pura!
    Te amooo! E to com mtas saudades!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eu tava pensando nisso hoje. Incrível! Lembra da Tamara? Vim com ela hoje no ônibus e conversamos sobre as vezes que pensamos no que aconteceria se a gente caísse ali na ponte Rio-Niterói. Cheguei em casa e a conclusão que tive era que se morresse hoje ficaria tranquila. Mas antes, seguindo o seu texto, eu ligaria pro "ilustre amigo" e iria ao seu encontro para dar um último beijo. Eu o abraçaria bem forte e veria seu sorriso lindo for the very last time. Mas eu sei que não seria, porque eu não quero que seja, mas infwlizmente tem que ser.
    Eu queria que ele roubasse meu ar de novo, só isso.

    Ah, "só faltava um fauno pular na minha frente e oferecer seu cachecol vermelho para o meu frio de bater os dentes."
    Lembrei de uma cena da novela em que a Luciana fala que dormir com o barulho dos vagalumes é bom. Ela comenta que tá animada com o jardim e tudo mais. Aí a Isabel, irmã dela, fala: "Noossa, agora só falta ver duendes." HAHAHAHAHA!

    Adorei o texto! Me remeteu também a última fala de Into The Wild.

    Sim, e depois que isso acontecesse eu iria em paz. Já pensou vagar sem descanso?!

    ResponderExcluir
  3. Lala, fugindo do assunto, mas deixa eu fazer uma sugestão enquanto ainda me lembro de faze-la?
    Você, que é uma pessoa que eu considero de bom gosto musical, poderia sugerir em cada post uma musica pro leitor ouvir, de preferencia ao ler o post.
    Você sabe como funciona....
    A música não precisa ser necessariamente sobre o mesmo assunto, mas que tenha um clima parecido com o que vc esteja sentindo ao pensar e escrever.
    O que acha da idéia?

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Sempre acreditei que veria magia no seu blog porque com paciência ou com peguiça nos ultimos meses fui telespectador nas primeiras cadeiras das suas mágicas cotidianas, mas mesmo assim eu nunca larguei a certeza de que eu ia me surpreender.
    viver a vida simplesmente e pensar a morte naturalmente simboliza o rebolado que você usa pra lidar com as coisas que acontecem a sua volta a cada instante.
    minha vontade é abrir a minha porta agora, bater na sua e te dizer essas coisas, te dar um abraço, mas imagina se eu atrapalho um dos sonhos que pode fazer falta no seu proximo POST. E também, no caminho eu poderia me perder em pensamentos, ou em música, ou nos sorrisos dos que importam, ou no céu que está estrelado, porque agora eu estou inspirado e apenas li o seu mais recente POST. Está meio tarde e por hoje eu vou ficar só nele mesmo porque pra compartilhar com todos os seus pensamentos eu tenho que ter preparo físico-mental.
    bjao, depois eu volto!

    ResponderExcluir