quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

retrospectiva 2009.

Sento no sofa da sala do trailer sozinha e ligo com o dedo indicador o botao de “power” da TV que nao tem controle remoto. Passo de canal em canal procurando algo para ver nesse fim de domingo a noite chuvoso e frio, nada me interessava... Hannah Montana no Disney Channel, um filme esquisito no Hallmark Channel, Adult Swim no Cartoon Network, noticias no CNN, chuvisco no canal 67 e... De repente meus olhos captam uma imagem em preto e branco, nostalgica e antiga, algo que eu ja tinha visto... O menino Bruno aparece na minha frente com a mao no rosto sentado no topo de uma escadaria, meu unico feedback foi sorrir de lado no meio do escuro solitario que me encontrava como nas vezes quando nos sentimos bem e satisfeitos so de olhar algo que queremos o bem. Ladroes de Bicicleta! Aqui! Em Garberville, Calfornia, fim do mundo! No TCM?? Eu tenho TCM! \o/
Com todo esse tempo sem os meus dvd`s e so tendo visto um filme do Scooby-Doo que eu nunca tinha visto e Homem Aranha 3 (=<), Ladroes de Bicicleta foi como um coro de aleluia nessa minha abstinencia de classicos, fiquei tao feliz que resolvi escrever. Ja explico estranha associacao.
Pensei escrever no diario, mas to tres dias atrasada e isso acaba com o animo de qualquer um, entao resolvi escrever no blog! Bem, nao exatamente agora as... Perai que eu vou ver as horas no microondas (e porque a gente nao tem relogio aqui em casa, ja viram isso? Uma casa sem relogio?? O.o’’) Enfim... 24:11!! Ainda bem que amanha eu estou de folga e posso dormir ate mais tarde. Enfim novamente, estou escrevendo a mao e como a retrospectiva e muito grande amanha eu termino quem sabe perto do rio tomando um cafe bem quentinho do hotel (que e de graca, vou ter overdose, voces nao tem ideia o quanto e bom esse cafe) ou quem sabe perto das sequoias quando eu for dar uma voltinha.

Retrospectiva 2009!
Media do ano: 9.4
Verbo do ano: Viver
Musica do ano: Let Go da Frou Frou
Livro do ano: A Lua na Sarjeta de David Goodis
Filme do ano: Ladroes de Bicicleta de Vittorio De Sica

E daqui voltamos ao principio metodico que tanto enrolei, Ladroes de Bicicleta abriu o meu apetite para escrever do ano da faculdade, dos novos amigos feitos la, da minha depressao no comeco do ano e consequente entrada no psicologo (pausa.... la to eu de novo chorando no desfeco do filme [...]), do ano do blog, do MST, de Buenos Aires, do andar a ermo, dos filmes a um real, do ano das mudancas, das alegrias, das confusoes, do equilibrio adolescente, do crescimento pessoal, do equilibrio emocional e das loucuras envolvendo temporais e pecas de teatro ou tambem um trailer, seis pessoas e um natal nao muito comum.
Se perguntarem sobre 2009 direi que foi um ano excelente, embora eu tenha dado a media de 9.4, num ano com 365 dias tem sempre aqueles que voce preferiria nao te-los vivido e outros que da gracas a Deus por ter vivenciado momentos e pessoas que fizeram de fato o seu ano um dos melhores que ja viveu.
Entao vamos la! A Globo tem retrospectiva, minutos antes de morrer tem retrospectiva e dois dias antes da virada do ano tambem. Ok! Com K nos outros tres.
2009 foi o ano de correr pelas ruas da praia de botafogo com a amiga apos um dia triste na faculdade, o ano do encantamento a primeira vista pelo Sal Paradise, o ano de chorar no psicologo, o ano de me sentir culpada por estar numa faculdade paga, o ano da “lolo” com acento agudo no ultimo “o”, o ano dos ''xuxus'', o ano de dancar sozinha no quarto com a janela aberta esquencendo que so estava de sutia, o ano do mesmo grupo de amigos em noitadas nas casas dos proprios, o ano do cachorro quente de 99 centavos, o ano do reconhecimento e realizacao de um sonho exibido numa tela de cinema, o ano do karaoke em plena terca-feira, o ano que fiz compras e lavei roupa sozinha com a minha propria grana suada, o ano da minha propria casa... Minha propria casa.
O ano de morar sozinha, o ano de me levarem ate a ‘’porta da minha casa’’, o ano do real, o ano pe no chao, o ano de conversas filosoficas no metro, o ano do CR 8.7, o ano da Cinelandia, o ano dos 19 anos, o ano das contas de telefone exorbitantes, o ano de conhecer pessoas maravilhosas pela internet, o ano do biscoito, o ano da alameda Pasteur, o ano da ligacao da minha prima de oito anos, o ano que recebi um cartao de uma agencia de modelos junto com uma amiga no meio da Ouvidor, o ano do sal, tequila e limao, o ano que fiquei feliz so de ter visto o meu trabalho, meu trabalho realizado, que por sinal aconteceu duas vezes.
Vou me lembrar para sempre de 2009... Eu voei, na verdade eu sempre voo, mas sempre quando eu caia era para machucar, caia como um passaro do ceu com a asa quebrada, perdida no mundo real e assustador sem ter como voltar para o meu refugio imenso que fazia questao de me isolar. 2009 me mostrou que ambos os planos sao bons, ‘’take this broken wings and learn to fly’’ e com 2009 eu fiz isso, aprendi que o ‘’mundinho maravilhoso de Lais’’ ja nao funcionava muito bem, e que o mundo real e maduro tambem era uma boa opcao, nao inferior, mas diferente... Acho que isso foi a grande licao de 2009. O fato de eu comecar a sair do casulo e nao temer o que tem la fora... Pois o presente e um presente, nao e mesmo?
2009 foi o ano do meu avo, o ano das maozinhas, o ano do professor bonitao, o ano do Sigur Ros, o ano das minhas unhas da mao, o ano da saudade, o ano das conversas de 9 horas sobre um mesmo assunto, o ano de mentir que estava tudo bem quando nao estava, o ano que virei as pecas do meu quebra-cabecas para cima, o ano dos barzinhos, o ano das festas surpresas com tema de cinema, o ano do trote que me fez chorar no chuveiro assim que cheguei em casa, o ano da ‘’minha pessoa’’, o ano da insonia, o ano da ressaca, o ano do episodio do onibus, o ano do jogo da verdade, o ano da loja Luzes da Cidade, o ano das pedras de Blair, o ano do natal sem a familia com strogonoff num trailer no meio do nada, o ano do meu aniversario que eu achei que ninguem viria, o ano dos meus verdadeiros amigos, o ano da escada de incendio do meu predio...
De tudo um pouco aconteceu nesse ano louco, feliz, faminto, carente, engracado, triste, viajado, esquisito, completo... Quisera eu repetir em 2010 cada choro e cada riso que eu dei em 2009, nao, repetir nao... Agora que vivi tais experiencias boas ou ruins, so desejo para 2010 o NOVO. Porque eu vivi esse ano, eu aprendi esse ano e principalmente tive lembrancas que me acompanharao por toda a vida. Que 2010 seja tao bom e ruim quanto esse ano que passou, que ele seja tao cheio de risos, cinemas, historias, familia e amigos quanto foi esse, pois a vida e isso mesmo nao e? Um caderno em branco, embora escrito assim pareca meio brega, de paginas e mais paginas para escrevermos sempre certo, embora as vezes as linhas parecam tortas.
Minha enciclopedia de 19 volumes ate agora so me fizeram perceber o quanto eu cresci, amadureci e o mais importante, aprendi todos esses anos em pequenas grandes coisas vistas com outros olhos. O volume 19 foi muito bom, irei ainda rele-lo muitas e muitas vezes para rir de novo, para chorar de novo, para tirar licoes, para relembrar de uma das fases mais importantes da minha vida (ate agora, pelo menos).
Acho que ate depois da revisao extenuante desta prova de como tudo aconteceu, a nota 9.4 subiu para 10.0. Sim, de fato esse ano foi nota 10 e antes de cavucar minha cabeca a procura de todos esses pequenos minutos, nao teria me dado conta que sem eles, todos juntos, nao seriam 2009 motivos para dizer, obrigada, a seja la quem for que os colocou no meu caminho me fazendo perceber que hoje, no dia 31 de dezembro de 2009, olho para tras e digo: ‘’...’’.

Na verdade, nada, pois nao teria palavras. Acho que so conseguiria olhar e dar um sorriso de lado... Como nas vezes quando nos sentimos bem e satisfeitos so de olhar algo que queremos o bem. E muito bem.
Obrigada.

5 comentários:

  1. Palmas! Palmas!
    Bravo, bravíssimo!
    A enciclopédia é uma... ÓTIMA IDEIA! -> Vão-se os anéis, ficam-se os dedos.
    Agora é volume 20, novo capítulo, novas páginas e novos modos de correr as letras!
    Tudo novo novamente!

    E avante a estrada!

    ResponderExcluir
  2. EEEEE \O/ Ameeeeeeeei seu post!!!! Digo o mesmo do meu ano de 2009, foi bem parecido! =P
    Fico feliz que vc tenha passado um ano tao bom e tenha crescido e amadurecido.
    Te amoooo, pequena! Saudades, saudades, saudaaaaaaaades!!!
    E adorei ver várias coisas que fizemos juntas aí na lista! hahahahha =)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lais!

    Isso aí! Gostei muito, mais muito mesmo do texto. É issó aí, caímos para podermos aprender a nos levantar, então parábens por tudo e por ser esta pessoa maravilhosa que você é!

    Beijos e Saudades

    ResponderExcluir
  4. Oi Lá!

    Gostei muitoooo do post, como gosto de todos que vocÊ escreve!
    Estou com muitas saudades!
    Boa sorte nesse ano novo!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. ola pessoa!!!
    nossa muito bom seu texto!!!

    morando sozinha tambem??? Somos duas!!!!
    hahahahahahaha... realmente essa fase é punk!!!! muito punk!!!

    ahh.. à propósito, "o ano do episodio do onibus," é aquele que voce acho que um cara era um outro cara e acobou perdendo dez contos?? se for eu lembro... hahahahahhahahahaha... muito comédia guria!!!



    bjus flor!!! feliz 2010!!!

    ResponderExcluir