quarta-feira, 12 de agosto de 2009

1001 filmes que vou morrer tentando ver.

Olá caros e queridos leitores! Na semana passada eu estava em casa como uma leoa (sabe quando você fica muito enclausurada, rodando em círculos na sala, ajeitando o castiçal milímetros para a esquerda e depois voltando a olhar a janela só esperando um meteoro cair para acabar de vez com o seu tédio) então... Decidi de uma hora para outra sair de casa e sabe fazer o quê? Gastar dinheiro! HA HA HA Não que eu seja consumista nem nada, mas é que, convenhamos, tem dias que você quer entregar uma nota para alguém e receber um pacote colorido só para fazer de conta que está interiorizando algo novo na sua vida por mais que seja material e daqui a uns meses sem valor.
Comprei um picolé. É, um picolé no auge da minha mão-de-vaquice que consegui até bloquear aquele sentimento de antiquário que estava a minha vida, necessitava de uma revolução, podia ser um novo romance no meio da escada rolante que ao invés de vacilar para frente como uma louca sozinha, na verdade um príncipe pegaria a minha mão e me levaria para um passeio à beira mar com o novo cavalo branco versão 2.0 terceiro milênio, a fabulosa Harley Davidson Deluxe (0.o) ou quem sabe um picolé de manga hiper gostoso num dia friozinho que só você da cidade inteira iria comprar.
Enfim... Passeando mais um pouco passei na frente de uma livraria e como minha mão coça e meu coraçãozinho também, entrei e fui logo para a parte de cinema, literatura estrangeira e L&PM que basicamente dou mais atenção numa livraria. Cinema! Ai... Livros de como escrever roteiros, de diretores dando dicas a iniciantes, de filmes e suas curiosidades, atores clássicos famosos em suas famosas fotos clássicas tudo de bom e... 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer!
Ohhhhhh.... (Bu me entenderia) Desceu uma luz branca quando toquei naquele livro de exatas 960 páginas com Harrison Ford na capa e um dos meus casais favoritos do cinema na contra capa. Ohh meu Deus, eu já queria comprar esse livro fazia um tempo, mas sempre postergava pelo preço e outros livros na frente, enfim... Comprei. Comprei mesmo. Tinha ainda um dinheirinho do meu aniversário que não tinha gastado e como na minha livraria darling dava desconto à vista, ai, comprei...


Cheguei em casa nas nuvens quase que cantarolando o tema de Cinema Paradiso (reparem), sentei-me no sofá, abri a primeira página e como mágica lá vem a primeira coisa que eu adoro em livros novos tanto quanto em velhos... O cheiro... O cheirinho de livro novo é revigorante assim como os de sebo que também são ótimos, dá uma vontade de sei lá... Lamber ^^ hahahhahaha 1001! É muito! Apesar de eu dar uma de crítica e não concordar com uns e achar que faltam muitos ainda só de dar uma olhada rápida pelo índice procurando por uns títulos já pré selecionados na minha lista interna. (caramba... Não tem Antes do Amanhecer! E nem o Pôr do Sol! Absurdo!) Va bene...
Ai ^^ É meio bobo o como eu me sinto com o cinema, é a minha arte favorita, a qual eu trabalharia de graça somente pelo prazer, a coisa que reúne o que eu mais gosto nas artes tipo: música dos musicais e trilhas sonoras, o teatro das atuações, a pintura da fotografia dos cenários e vestuário, a dança dos casais em bailes e sapateados em meio a uma Paris que acha isso normalíssimo (^^), literatura das frases feitas, roteiros e frases de impacto que acho o máximo e acabo as colocando na minha vida para torná-la um pouco mais preto e branco e parisiense e vestidos longos e cigarros e músicas de Ennio Morricone e realidade Laís acorda! Entendem?... O cinema consegue acoplar tudo que admiro e aprecio de uma forma extremamente harmônica, poética e de entretenimento saudável (pelo menos muitos deles sim).
São filmes desde 1900 até 2007 com Desejo e Reparação (bom demais), realmente uma lista grande. No índice ao lado dos nomes dos filmes há também um quadradinho para você marcar os filmes que você já viu e esse datalhezinho me causou três sensações diferentes: a primeira ("que legal! já vi um monte, que orgulho"), a segunda ("merda. tem um monte que ainda não vi") e a terceira ("merda, merda... nunca vou terminar isso aqui") Ai que frustração, sou honesta demais, filmes como De Volta para o Futuro , 007 Contra Goldfinger e Coração Valente eu já vi, mas eu não me lembro muito bem, por isso não marquei... E isso aumenta a lista, sabem... Que frustração mais ainda ao ver Sindicato de ladrões, O Dia em que a Terra parou, O Feitiço do Tempo ou O Gabinete do Dr. Caligari filmes que só vi até a metade que agora me perseguem dizendo: "bem feito, não viu tudo... ha ha ha". Não tive culpa... Muitos deles já estava muito tarde e acabei dormindo, ou tinha que sair antes de acabar.
Ai... Mas tirando isso o livro é ótimo, tem gente até que não gosta de condicionar tudo em um número X, até concordo, pois falta muito e às vezes não é justo por ser algo estipulado em números de oscars e afins, mas serve como guia de curiosidades e o por que eles estão lá classificadas para você ver antes de morrer.
É para aqueles dias que você está afim de ver um filme, mas não sabe qual; para decorar uma mesa sem nada e ainda dar uma de cult (detesto esses rótulos de: "tá quero aparecer", "é status" ¬¬'' nada a ver); ou quem sabe ficar como eu paranóica e alugar 27 reais em filmes no dia seguinte que você ganhou o livro. (acho que nunca gastei tanta grana assim numa locadora, se bem que eu comprei um filme de 13 reais então gastei outros 14) (...)
Bem, é isso. Fica aí a minha dica para dar uma olhada de vez enquando na livraria, ou comprar para consultar, para se encantar e relembrar de fatos que você acaba acoplando na sua vida sem querer, para se emocionar de novo e saber de detalhes que na hora nem tinha prestado tanta atenção assim, pois depois, parafraseando Ingrid Bergman em Casablanca : "Eu sei que jamais terá forças para deixá-lo novamente".

3 comentários:

  1. Você é REALMENTE apaixonada por cinema. Caramba!
    Muito boa a postagem e é muito construtiva para quem adora assistir a filmes. Minha mãe é uma, digamos, fominha. Hahahaha
    Acredita que eu ela gastamos R$55,00 só em filmes semana passada? É, ela vai me levar pro bom caminho. É um atrás do outro. Tanto novos quanto antigos.
    Mas confesso que a minha paixão, pode-se dizer assim, é por livros.
    Quem sabe eu não faço um "1001 livros para ler "antes de partir"" hahahahaha

    Até, muchacha!

    ResponderExcluir
  2. Entendo plenamente o que voce quer dizer com "...reúne o que eu mais gosto nas artes..."
    Mas não creio que isso seja por conta do cinema em si, mas pela Arte Cênica como raiz! É ela que é capaz de fundir, sem agredir, Arte Musical, Arte Visual, Arte Plástica e... LITERATURA!

    Enfim, em um mundinho pitoresco como o nosso, quem mais chamaria tanta a nossa atenção se não fosse a Cênica e seus filhotes?

    beijos flore!

    ResponderExcluir
  3. ^~^ Cênicas, é verdade... O cinema é o teatro "filmado", não tinha parado para pensar nisso hahahhaha E "mundinho pitoresco", adorei, vou usar =)
    E Bruna, vou esperar você escrever sobre os 1001 livros, muito bom, deviam fazer um sobre cada área da arte, só para servir como guia mesmo ^^
    beijinhos e obrigada

    ResponderExcluir